Psicomotricidade

Definição/ Conceitos


A Psicomotricidade estuda as relações e influências recíprocas entre a motricidade e o psiquismo. Nesta área trabalham-se os fatores psicomotores como a tonicidade, o equilíbrio, a lateralidade, a noção do corpo, a estruturação espacio-temporal, a praxia global e fina e conceitos básicos de aprendizagem, com o objectivo de fomentar o desenvolvimento psicomotor e cognitivo e assim alicerçar futuras aprendizagens.

Com a Psicomotricidade pretendemos explorar e tirar o máximo partido do corpo quanto ao desenvolvimento de todas as possibilidades de acção e expressão. Assim esta pode ser um meio para desenvolver a autonomia, a autoconfiança e inclusive competências de interação/ socialização. Desejamos ainda, por ser fundamental e não menos importante, que a criança sinta simplesmente o prazer de estar em movimento!


Âmbitos de Intervenção

  • Reeducativo - se alguma dificuldade ou handicap interfere na dinâmica do desenvolvimento, do comportamento ou da aprendizagem. Falamos então de crianças ou jovens cujas problemáticas podem ter incidência:
    • corporal;
    • relacional e emocional;
    • cognitiva.
  • Preventivo - as actividades psicomotoras podem e devem ser implementadas assumindo um carácter preventivo, com o intuito de estimular o desenvovimento psicomotor, o potencial de aprendizagem e fomentar competências de autonomia e interação. Além disso esta pode contribuir para detetar, ainda numa fase inicial, quaisquer problemas ou atrasos no desenvolvimento que necessitem de uma intervenção.

Organização das Sessões

Em função das particularidades e especificidades da criança a sessão pode ser ministrada:
  • Em pequeno ginásio;
  • No meio aquático;
  • Em pequeno grupo ou individualizada.
A sessão de Psicomotricidade varia entre 45´e 1h. A frequência pode variar entre 1 ou 3 sessões semanais.
A sessão tem sempre como elementos centrais: o movimento, o mundo simbólico e o jogo.