Descrição / Conceitos
As crianças com dificuldades de aprendizagem, independentemente de apresentarem um nível de inteligência normativo, uma visão, uma audição e uma motricidade adequadas, bem como uma ausência de perturbação emocional, revelam dificuldades em aprender, manifestando uma discrepância significativa entre o seu potencial de aprendizagem e o seu nível de desempenho escolar. Estas dificuldades traduzem-se nos processos simbólicos como a fala, a leitura, a escrita e o cálculo.
Por outro lado, temos crianças que apresentam um handicap ou incapacidade, nomeadamente a deficiência mental, motora, sensorial (auditiva, visual e tactiloquinestésica) e perturbação emocional e/ou comportamental. Estas crianças necessitam de desenvolver competências de vida, promotoras de autonomia e de ajustamento biopsicossocial às exigências diárias presentes e futuras.
- Dificuldades de aprendizagem:
- Dislexia;
- Disortografia;
- Disgrafia;
- Discalculia.
- Desenvolvimento de competências de vida:
- Cognição (atenção, memória, noções básicas, classificação,...)
- Linguagem e Comunicação (linguagem expressiva e compreensiva);
- Autonomia (higiene, vestuário, mobilidade);
- Competências pessoais e sociais (relações interpessoais e emoções).
Organização das sessões
As sessões podem ser individuais ou em pequeno grupo.